terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bastidores de um infográfico

Este post é dedicado a explicar como um infográfico foi feito. Acho interessante que outros profissionais da área tenham contato com a maneira que outros designers trabalham para produzir seus infos. Pedi esse "CASE" para um super profissional, o Eder Reder. CLIQUE NAS IMAGENS PARA VÊ-LAS AMPLIADAS

Segue a descrição nas suas próprias palavras:

"Essa é uma matéria que fiz para a revista Placar, ela apresenta vários gráficos sobre os torcedores brasileiros. Na primeira dupla o principal gráfico mostra quais as maiores torcidas. "


Algumas das referências de estilo visual:



Também algumas referências de torcida:







"No começo, pensei inúmeras maneiras de representá-lo, mas percebemos que usar as barras seria mesmo o mais didático. Assim, o desafio era integrar as barras à página, deixando grande suficiente por sua importância sem parecer um chato relatório anual, rs. "

"Então aproveitei a "escadinha" que o ranking fazia e ilustrei, acompanhando esse movimento, a arquibancada do estádio, afinal, é dela que estamos falando e não dos jogadores. E de maneira mais sutil, os quatro principais times aparecem nas camisetas dos torcedores atrás do gráfico."



Eis o primeiro Layout:





"Nessa abertura, além desse gráfico principal entraram mais outros dois sobre a freqüência dos jogadores nos estádios. Um mostra as idades e outro as classes sociais. Como ambos tratavam do mesmo assunto, e eram gráficos pizza, ilustrei cada um na metade da arquibancada de um estádio. Dessa forma, consegui juntar visualmente as duas histórias."



Aqui o infográfico finalizado:





Eder Reder é editor de arte da Revista Saúde!, da Editora Abril. Já ganhou o prêmio Abril e o Malofiej de infografia. Tem 10 anos de profissão

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